LIÇÃO 3: Diferenças práticas entre um país RICO e um POBRE

LIÇÃO 3: Diferenças práticas entre um país RICO e um POBRE

Temos aprendido que existe algumas diferenças muito marcantes e quase que inevitáveis entre países pobres e países ricos.

Sim, tentei achar outros termos para chamar estes países, mas este é o que ficou mais fácil… então vou explicar o conceito do que chamo aqui de país RICO e país POBRE. Neste caso estou falando de dinheiro e para você saber se um país é rico ou pobre você faz a seguinte comparação: no país ABC consigo comprar algo por 1 e no país XYZ compro exatamente a mesma coisa por 4. Simples né?

Vamos a um exemplo prático, na Austrália você compra um donut por 2,4 US dólares e na Tailândia o mesmo (da mesma empresa) por 60 centavos de US dólar.

Depois desta explicação você pode fazer a comparação entre outros países e ficará fácil identificar. Vamos agora as dicas práticas para você não ser pego de surpresa:

TRANSPORTE
Rico: Terão poucas opções para chegar em um local, será um preço considerável, porém você chegará exatamente no local que lhe falaram e provavelmente no segundo exato que estava previsto.
Pobre: Serão infinitas formas de chegar, da mais barata e menos certa até a mais cara e mais segura. Quando opta pela mais econômica você nunca sabe se e onde vai chegar e certamente o trajeto terá muitas curiosidades e algum sufoco.

RESTAURANTES
Pobre: Você até acha locais com muita comida internacional e conhecidas, porém sempre haverão situações que você não encontrará nada “conhecido” e de confiança… a grande vantagem é que será MUITO barato.
Rico: Você pode estar no fim do mundo… a chance é muito grande de encontrar um Subway, um Burger King e um McDonalds. Claro que sempre pronto para investir pesado na alimentação.

SUPERMERCADO
Rico: É uma perdição… dezenas de tipos de carne, queijo, pães, molhos. É quase impossível entrar com uma lista de compras e não sair com mais do que você planejava.
Pobre: Demora um pouco, mas depois de caminhar (não muito pois não será muito grande) você encontra uma seção com ingredientes para fazer uma comida interessante.

CARTÃO DE CRÉDITO
Pobre: Praticamente só usado para sacar dinheiro, pois ou não é aceito ou quando é aceito será acrescido uma taxa de 3 ou 5 porcento.
Rico: Você comprará até lata de coca em máquinas na rua com seu cartão de crédito. É amplamente aceito e você usará muito pouco dinheiro em espécie.

ÁGUA
Rico: é bem provável que a água da torneira seja suficientemente segura para você beber. Não há necessidade de comprar água mineral.
Pobre: às vezes dá medo de escovar os dentes com a água da torneira pela cor… ou seja, necessário comprar água diariamente.

POLÍCIA
Rico: Você dificilmente encontra pois não precisa.
Pobre: Você dificilmente encontra pois são poucos.

BANHEIRO x INTERNET
Rico: Paga muito bem pela internet e é muito difícil ter que pagar para usar um banheiro público.
Pobre: Internet normalmente liberada e gratuita e praticamente impossível usar um banheiro público sem pagar (mesmo que seja muito barato).

ATENDIMENTO x REGRAS
Pobre: Sempre muito flexível e prioriza a pessoa… querem ajudar e para isto às vezes darão aquele “jeitinho”. Em alguns casos pode ser que inventem a regra meio que na hora e no dia seguinte uma outra pessoa no mesmo estabelecimento alterará esta regra.
Rico: QUADRADO! Priorizam a regra ou a agenda, muitas vezes por mais injusta ou sem senso que seja a questão, se está escrito, assim será. E tudo está estabelecido e escrito. Dificilmente você conseguirá fazer alguém mudar de ideia ou voltar atrás, e mentir ou ocultar algo pode ser um grande complicador.

TRÂNSITO
Pobre: É no estilo “salve-se quem puder” e por padrão uma buzinada a cada freada.
Rico: Extremamente organizado e quando você faz qualquer coisa errada um carro da polícia aparece como um passe de mágica.

FILA DE ESPERA
Rico: Apesar de muitos guichês, se forma uma fila única e organizada.
Pobre: Cada guichê é uma fila ou mais e se você não ficar atento algumas pessoas podem se infiltrar na sua frente.

FAIXA DE SEGURANÇA
Rico: Pisou, o mundo para pra você atravessar.
Pobre: Pisou, suas chances de continuar vivo diminuíram drasticamente.

No fim das contas temos percebido que a grande vantagem dos países ricos é a certeza e a segurança, e dos países pobres é a flexibilidade e o custo baixo.

Não é possível generalizar pois todo país tem um pouco de tudo, porém no geral esta tem sido nossa experiência. Não tem também o bom e o ruim, o desafio é a adaptação rápida e aproveitar o melhor de cada tipo.