LIÇÃO 4: Precisamos vivenciar algumas coisas para acreditar em outras

LIÇÃO 4: Precisamos vivenciar algumas coisas para acreditar em outras

Certamente na escola você deve ter ouvido um pouco sobre a trágica história de Hiroshima e Nagasaki, no Japão. Tivemos a oportunidade de estar na cidade de Hiroshima, local escolhido pelos EUA e aliados para exterminar com toda e qualquer vida existente em 6 de agosto de 1945, através da primeira bomba atômica lançada na história. O que não esperávamos é que aquela cidade, que na época da guerra era uma cidade militar voltada para os confrontos, havia se transformado em uma promotora mundial da Paz com monumentos, museus, manifestos, eventos e comportamentos.

Já passamos por cidades religiosas, cidades consideradas santas, porém nenhuma se compara a esta no que diz respeito ao SENTIMENTO DE PAZ que sentimos, não só na teoria mas na prática, através de uma conversa ou caminhando pelas ruas, Hiroshima parece um pedacinho do céu, transbordando de amor e perdão e transformando a tragédia em bênção.

Este contraste me fez acreditar ainda mais que infelizmente o ser humano precisa vivenciar algumas coisas para acreditar em outras. A morte de 140 mil pessoas (isto é quase 50 vezes a quantia de pessoas que morreram no 11 de setembro), a devastação de toda vida (incluindo fauna e flora) e a destruição de quase todas as construções da cidade, fez de Hiroshima uma promotora do fim das guerras e da produção de armas nucleares. Você sai de lá mobilizado e impressionado com os efeitos da bomba lançada sobre aquela cidade.