Uma viagem pelas terras do “Coração Valente”

Uma viagem pelas terras do “Coração Valente”

Nossa decisão de passar pela Escócia foi motivada por nossa grande apreciação pelo filme “Coração Valente”, que conta a história de William Wallace, um herói sem precedentes para o povo da Escócia. Várias pessoas nos comentaram que a história contada no filme estadunidense tem algumas distorções da história real. O fato é que gostamos muito da história, e a imagem do William Wallace em nossas mentes tem mais a ver com o Mel Gibson do que com as pinturas que buscam representar quem era William Wallace (bem mais feio que no filme, eheheh).

A parte mais intensa desta experiência foi nossa visita a um monumento dedicado a este guerreiro. O monumento que fica em Stirling, uma cidade pequena e pacata que nos encantou muito, é basicamente uma torre com 3 andares e no topo um terraço para apreciar a vista de toda a cidade e do castelo de Stirling. Vimos a espada de 2 metros que ele usava nas batalhas, sinceramente acho que eu nem conseguiria levantá-la. Também ouvimos histórias de outros heróis da Escócia como Robert De Bruce que, após a morte do William Wallace, levou a Escócia a conquistar a independência (pelo menos temporária) da Inglaterra.
Como um grande presente de Deus (mais um) ainda em Stirling, conseguimos ficar hospedados em um castelo no alto de uma montanha pelo valor que pagaríamos em um Hostel (albergue) e ainda tivemos um café da manhã tradicional do Reino Unido. Ficar em um castelo na Escócia foi uma experiência que sonhávamos e que nos ajudou a renovar as forças (veja o castelo nas fotos).

Além de Stirling, conhecemos também Glasgow e Edinburgh (os escoceses falam Edimbrrrra). Em Glasgow ficamos hospedados na casa da Deborah, seu esposo e os 2 filhos (Max e Dan). Eles nos acolheram muito bem, ela cozinhou um prato do dia-a-dia pra nós (comida indiana, por incrível que pareça), jogamos muito Wii, nos levaram para conhecermos um lago famoso da região e um pouco do interior e durante o nosso passeio pelo centro da cidade encontramos um restaurante brasileiro por acidente. Um escocês que estava no restaurante fez questão de nos pagar uma bebida e contar um pouco sobre o seu país. Depois comemos uma feijoada e um FABiO (Feijão, Arroz, Bife i Ovo), muito bom para matar um pouco da saudade.
Em Edinburgh ficamos somente 2 dias e nossa principal visita foi ao Castelo de Edinburgh, que além de ter sido cenário de importantes capítulos da história, esbanja sua beleza no alto de uma montanha rochosa no meio da cidade. A capital da Escócia, apesar de menor que Glasgow, é bastante charmosa e se soubéssemos disto certamente teríamos reservado mais tempo para explorar suas belezas.

Quanto ao filme Coração Valente, se você ainda não viu, recomendamos com muita ênfase. Apesar de um pouco violento, muito inspirador.

Veja aqui as fotos de Glasgow, Stirling e Edinburgh.