Montando o quebra-cabeça no Vaticano

Montando o quebra-cabeça no Vaticano

Uma das maiores realizações que temos tido na RAROway é poder relacionar o aprendizado teórico e abstrato que guardávamos com o prático e concreto, ao vivo e em cores. Em especial, destaco a nossa visita ao Vaticano, que foi muito marcante para nós.

A parte externa do museu e a praça onde fica a Basílica de São Pedro não eram tão grandes quanto eu imaginava, e tenho comprovado que as imagens que acompanhamos pela TV enganam e muito a nossa ótica, porém o interior destes dois prédios são incríveis e com certeza é um daqueles destinos que “vale a pena ir de novo”!

Ver pessoalmente as telas do período da Renascença, as belas tapeçarias que exibem muito mais do que cores marcantes, pois contam histórias no cruzar de frios, e as esculturas que nos deixam boquiabertas com as reproduções e detalhes feitos à mão que se aproximam muito do real, me fez sentir um pouco mais perto da perfeição de Deus e do potencial do Seu poder criativo colocado misericordiosamente no homem.

Uma das grandes conexões para mim foi ver a tela da criação de Adão, de Michelangelo, no meio do teto da Capela Sistina (infelizmente não permitem fotos), pois parte deste quadro compunha a decoração da sala da casa da minha irmã, Roberta. Sempre gostei daquele quadro onde a mão de Deus quase encontra a mão de Adão.

Lamentavelmente, vimos na própria livraria do Vaticano e em várias bancas de souvenirs as mesmas imagens do interior do museu estampadas em canecas, camisetas e jogos americanos, um exemplo de como obras tão importantes foram banalizadas com o movimento do modernismo. Mesmo assim, a visita para ver os originais é um presente que recomendo dar a si mesmo!

Veja aqui as fotos de Roma e Vaticano