LIÇÃO 7: Toda escola custa dinheiro

LIÇÃO 7: Toda escola custa dinheiro

Nossa mãe Zaira (Ro) sempre falava que a minha avó Talya sempre dizia a seguinte frase: “toda escola custa dinheiro”. O ditado era aplicado normalmente para uma situação em que um erro provou um prejuízo.

Realmente grande parte dos aprendizados que temos na vida vem acompanhado de uma perda financeira…

Na RAROway esta “escola” frequentemente tem seu espaço. Seja pela falta de atenção, conhecimento ou sabedoria, as constantes transições e encontros com o “novo” geram erros. Compartilhamos alguns deles abaixo:

Um é pouco, dois é bom

FATO: Perdemos um ônibus de Liverpool para Glasgow (Escócia) pois o nosso despertador estava no volume mínimo e não acordamos a tempo.

CUSTO: Não conseguimos alterar a passagem do ônibus e nem sermos reembolsados. Em Glasgow não foi possível cancelar a reserva do hotel pois tinha menos de 24 horas. Ou seja, passagem de ônibus + diária de hotel.

LIÇÃO: Passamos a usar 2 despertadores (celular + Ipod) e verificar o volume antes de dormirmos.

Comunicação CLARA nunca é demais

FATO: Em Nafplio (Grécia) nosso hotel enviou nossas roupas para lavar e nos informou que custaria 9 euros para uma máquina. Quando chegaram as roupas limpas, o rapaz da lavanderia nos cobrou 18 euros, pois justificou que teve que separar as brancas (que era meia dúzia) das coloridas.

CUSTO: Pagamos o dobro e foi a lavagem de roupa mais cara do mundo até agora.

LIÇÃO: Faltou falarmos mais claramente o que queríamos, neste caso que fosse lavado tudo junto (como sempre temos feito).

O barato sai caro

FATO: O hotel Ibis em Roma cobrava para deixarmos o carro no estacionamento coberto.  No aberto tinha somente vaga para vans, então resolvemos colocar o carro em um estacionamento na rua, bem na frente do hotel. Durante a madrugada quebraram a janela e roubaram tudo que estava no carro.

CUSTO: São muitas coisas que estavam na mala dos pais e na mochila da Rakel, porém o mais significativo foram materiais com valor sentimental que enviaríamos pelos nossos pais para o Brasil. Esta escola saiu BEM cara!

LIÇÃO: Economizamos o custo do estacionamento e evitamos nos incomodarmos por colocar o carro na vaga de vans. Assim a lista de aprendizados fica grande:

  • Conversar com o rapaz do hotel para deixar o carro na vaga das Vans
  • Pagar o estacionamento coberto, pois afinal o barato sai caro muitas vezes
  • Fazer um backup do material que estava sendo enviado (alguns era plenamente possível)
  • Não deixar coisas visíveis no carro (ainda mais na rua)… chama ladrão.

Presta atenção “bocaberta”

FATO: Compramos uma passagem de avião de Sidney para Brisbane (Austrália) para um dia antes do que achávamos que tínhamos comprado. Quando fomos fazer o check-in antecipado (ainda na casa de amigos) nos demos conta do erro.

CUSTO: Tentamos várias alternativas, porém não teve jeito, o contrato era claro e não foi possível o reembolso ou troca de data. Tivemos que comprar outras passagens em um valor ainda mais alto (pois estar em cima da hora).

LIÇÃO: Este fato foi muito dolorido pois a lição é muito simples: ATENÇÃO. A partir de então passamos a verificar com mais cuidado a descrição de compras antes de efetivar o pagamento.

E a lista vai longe! Nosso desafio é aprender o máximo de cada lição da “escola da vida”, pois afinal ela realmente tem o seu custo.