O que você aprendeu na escola?

O que você aprendeu na escola?

Existe um assunto, não muito usual, que vem em minha mente quando tenho alguma necessidade de conhecimento não suprido durante a viagem e durante minha vida.

Para resumir de uma forma simples, é a relação entre o conhecimento que eu obtive na escola comparado com aquele que eu gostaria de ter recebido.

Antes de relaciona-lo, preciso mencionar dois detalhes importantes:

1 – Concordo com meus amigo Thiago Berto e muitos outros estudiosos que nosso método está completamente antiquado, é coisa de exército e/ou esteira de produção em série, é necessário ensinar a pensar…, porém não quero aqui levantar possibilidades de formatos de aprendizado, a idéia é falar sobre assuntos/matérias.

2 – (bem importante) Meu interesse nas aulas nunca foi elevado. Me arrependo de não ter aproveitado melhor o pouco conteúdo que hoje seria muito útil (como aprender a língua Alemã). Assumo aqui 80% da culpa por não ter aprendido mais nesta fase da minha vida.

Agora vamos ao que interessa. Se o Lula ou a Dilma  me ligasse hoje e perguntasse “Rodolfo, que matérias você acha que devem ser ensinadas nas escolas do Brasil?”

  • Não aprendi de uma forma prática como o sistema financeiro e os bancos funcionam, porém hoje uso muito mais eles do que a tabela periódica (que por sinal eu nunca mais olhei).
    • Como funciona o cartão de crédito?
    • Quanto estou pagando de juros em um empréstimo?
    • Como funcionam os empréstimos mais comuns?
    • Como se preenche um cheque? E a bolsa de valores?
    • Como posso fazer para ficar no azul?
    • Noção básica de impostos (este seria impossível ensinar tudo)
  • Gostaria de ter aprendido sobre cada uma das religiões mais seguidas no mundo. Por ter estudado em um colégio luterano, minhas aulas de religião (pelo que lembro) foram bem voltadas para o cristianismo. Hoje, quando chego em um país budista ou encontro uma pessoa que segue o hinduísmo, infelizmente acabo percebendo que não sei quase nada. Ainda bem que a internet está aí para nos ajudar.
  • Ao invés de saber biologia com grande profundidade, eu preferia ter estudado também as diferenças entre personalidades e comportamentos das pessoas com as quais me relaciono. Talvez isto me ajudaria a entender e a conviver melhor com amigos, colegas, familiares, ao invés de achar que eles estão “errados” ou eu que tenho “problemas”.
  • Ao invés de decorar uma infinidade de regras matemáticas, eu gostaria de ter aprendido um pouco sobre o mercado de trabalho, como uma empresa funciona, o que um empresário leva em consideração na hora de contratar, o que é necessário para se criar uma empresa.
  • Até mesmo noções de atividades domésticas como cozinhar, administrações de um lar, economia doméstica seria mais útil do que o tempo que usei em cálculos de física que nunca mais usei… e alguns eu nem entendi.
  • Congresso, senado, executivo, legislativo, judiciário, ministério, partidos… saber um pouquinho de política cairia MUITO bem, principalmente para que na minha primeira eleição eu não precisasse perguntar aos meus pais em quem votar (sem conhecimento algum). Já imaginou se toda população brasileira tivesse uma noção básica do efeito que a política tem no nosso país?
  • Tive uma excelente classe de “noções básicas de direito”, mas foi só na faculdade. A melhor matéria, apesar de não ter nada a ver com o curso que eu estava fazendo. Infelizmente, para a maioria das pessoas o momento de aprender como funciona a justiça brasileira e suas leis é no momento de usá-la. Às vezes tarde demais.

Resumindo, a idéia é inserir assuntos práticos que poderíamos usar no dia-a-dia, substituindo ou diminuindo assuntos que hoje estudamos durante horas e anos para uma prova (na minha opinião injusta) chamada VESTIBULAR.