Portugal é muito GIRO

Portugal é muito GIRO

A transição do Egito para Portugal gerou um dos maiores contrastes da RAROway (os outros foram da Austrália para Tailândia e da Índia para o Japão). Os principais pontos de diferenças dos países foram: a comida, pois depois de um mês e meio comendo muita comida árabe chegando em Lisboa fomos direto para uma churrascaria Fogo de Chão; também a temperatura, saímos do Egito em um clima excelente para praia e chegamos em Portugal com um frio maior que o normal para a época (entre 0 e 5 graus); e, principalmente, o jeito das pessoas, que no Egito apesar de serem amigáveis existe uma barreira grande entre o turista e o local (que normalmente quer te vender algo) e em Portugal ao contrário, foi uma relação muito próxima e bastante calorosa com as pessoas dos hostels, restaurantes e por vezes na rua.

Portugal se mostrou um bom destino para mochileiros na Europa (claro que o contraste nos ajudou nesta percepção). Os HOSTELS (albergues) de Portugal são indiscutivelmente os melhores que conhecemos na Europa, não só em Lisboa que ficamos no Hostel considerado o melhor do mundo por 3 anos consecutivos (pelo www.hostelworld.com), mas também em outras cidades os dormitórios sempre muito bem decorados e equipados, recepção calorosa, boas cozinhas, bons preços (para Europa), armários seguros e o jeitinho português (parecido com o Brasileiro) de receber e ajudar as pessoas.

Outra vantagem de Portugal é que aqui se come bem! Já estávamos afirmando que não existia lugar com tanta abundância de comida como temos no Brasil, porém certamente Portugal oferece abundância parecida. São inúmeros restaurantes, bares e cafeterias que a vontade é de ficar comendo o dia inteiro (ainda mais com este frio). E a semelhança com a comida brasileira é muito grande, muitos pratos e lanches são completamente iguais, porém aqui se come bastante peixe e claro que cada região tem algo tradicional e  diferente do que conhecemos para se experimentar.

Outro ponto interessante são os preços, que em muitos casos são até mais baratos que no Brasil (principalmente supermercado). Claro que não tem nada de muito exótico e quase não existe o choque cultural, porém mesmo assim ficou um desejo grande de voltarmos no futuro se tivemos a oportunidade.

Falando em diferenças culturais, Portugal tem no seu português alguns termos que para nós que não estamos habituados se tornam até um pouco engraçados (sentido brasileiro da palavra)… citamos abaixo alguns que usamos e que nos chamaram a atenção:

  • giro = legal (muito usado pelos jovens… em uma frase com 10 palavras, 2 palavras são “giro”)
  • engraçado = bonito
  • comboio = trem
  • autocarro = ônibus (para determinar o número do ônibus, eles usam “número da viatura”)
  • pequeno almoço = café da manhã
  • paragem = parada de ônibus
  • fiambre = presunto

Claro que são MUITOS outros, porém só vindo a Portugal para ouvir todos.

Veja aqui as fotos de Portugal