Chegamos nas DUAS metades do mundo!

Tivemos o privilégio de conhecer em Quito, Equador, as duas linhas que dividem a terra em hemisférios norte e sul; chegamos a latitute 0° 0´0″, na famosa Linha do Equador. Digo as duas linhas, pois uma foi medida em 1745 por estudiosos franceses e espanhóis (www.mitaddelmundo.com), estando hoje localizada na “Ciudad Mitad del Mundo”, um “centro cultural” que hospeda o belo monumento que marca esta descoberta,  e a outra por meio de GPS,  no Museo Solar Inti Ñan (www.museointinan.com.ec), há uns 5 min de caminhada do primeiro ponto, ou a 7° de distancia.

Na visita a primeira metade do mundo presenciamos um pouco do carnaval equatoriano, uma festa “carioca”, este é o nome dado os sprays de espuma que eles usam para jogar uns nos outros, uma diversao só. Ali, em plena segunda de carnaval, nao levamos nenhuma espumada, mas na terca enquanto passeávamos pela parte histórica de Quito me pegaram de surpresa pelas costas. Eu gostei muito dessa forma deles comemorarem o carnaval, simples, envolvente e “inocente”. Também ouvimos algumas bandinhas tocarem enquanto almocavamos em um dos diversos restaurantes que se encontram neste centro cultural.

Já no Museu Solar Inti Ñan fizemos um tour guiado e aprendemos um pouco sobre a cultura dos ancestrais deste País, a forma de viver dos índios dessa regiao, sua fauna e flora e também participamos de diversas experiencias cientificas sobre os efeitos do centro magnetico da terra, onde os corpos pesam menos (humanos em torno de 1 Kg). Vimos que na metade do mundo podemos equilibrar um ovo na cabeca de um prego, perdemos um pouco da forca e equilibrio,  comprovamos que a água que sai de um pia, por exemplo, nao sofre nenhuma aceleracao centrífuga, dentre outras. Foi muito didático e divertido! Definitivamente a melhor aula de Geografia e Física que já tivemos.

Em Quito conhecemos a parte histórica da Cidade, a mais importante, e ficamos admirados com a beleza de suas construcoes, muitas igrejas, inclusive uma que usou 7 toneladas de ouro para decorar o seu interior (La Compañia de Jesús) e com seu sistema de transporte, que tem linhas exclusivas, como de metro, onibus grandes e ótimos terminais.

No Equador se come com muita fartura, o cardápio de “almuerzo” é composto por uma entrada de sopa (um pratao) e um prato principal (arroz, salada e carne) e barato, em media US$1,50. Eles também seguem a cultura estadunidense, tanto na moeda (que é o Dolar US) quanto em datas comemorativas. O carnaval é comemorado de forma bem parecida com o Brasil, mesmo número de dias de feriado e mesma época do ano. O espanhol deles é bem mais difícil de se entender, talvez porque falam mais rápido que nos outros países que passamos anteriormente.  Aqui a comida chinesa parece bem popular, pois sao vários os restaurantes, grandes e chamativos. Em Guayaquil fomos abordados por vários táxis informais, sem nenhuma identificacao e eram otimos carros, também quase caímos dos onibus quando entramos, pois eles nao esperam voce entrar para acelerar e continuar a rota. Ali também o Dodo me achou bem alta, pois me destacava em meio ao povo local. Finalmente, descobrimos que Porto Alegre é pobre em variedade de paes, pois no Perú e por aqui, tem diversas e ótimas opcoes! Fica dificil de decidir o que levar e fácil de engordar, hehehe.

Confira aqui as fotos de Quito